Curvas isofônicas & PORTAS ACÚSTICAS
"O volume ou nível de audibilidade do som também chamado de sonancia refere-se à sensação psicoacústica percebida pelo ouvinte, que depende da frequncia e da intensidade sonora. O nível sonoro percebido foi medido pela primeira vez por Fletcher e Munson, em 1933, expondo pessoas treinadas a sons com diversas frequências determinadas e comparar a sensação com um tom sonoro de 1 000 hertz e intensidade conhecida. A unidade criada para comparar o nível de audibilidade foi chamada de fone. Sob várias frequências e intensidades, foram construídas curvas que representam a mesma sensação audível, que foram denominadas isoaudíveis ou isofônicas."
Na engenharia Civil também são conhecidas na TOPOGRAFIA as curvas de nível
que são as curvas que possuem em qualquer ponto as mesmas características geográfica.
"As curvas de nível são recursos cartográficos utilizados para representar, sob a visão aérea, as diferenças de altitudes de um determinado terreno." Voltando a falar sobre as curvas isofônicas, as suas utilizações no nosso tempo é de extrema importância, pois, esses recursos da acústica determinam nos centros urbano os níveis de ruídos que ali se apresenta e que devem ser mantidos em determinadas localidades. Esse recurso da engenharia de som ajuda-nos a manter os níveis de silencio na medida certa.
PORTAS ACÚSTICAS
Portas Acústicas. O objetivo de uma Porta Acústica é fornecer uma barreira à passagem do som de um recinto para outro, evitando a entrada de nível sonoro. Existem no mercado a fabricação padronizada
de portas acústicas de atenuação de 25 dB - 35dB - 50 dB. Mas o que é ideal é a fabricação desses portas dentro das necessidades de projeto. Recomendamos a consulta de um profissional habitado e que realmente entenda do assunto .
Porta acústica
Nenhum comentário:
Postar um comentário